Antes de falarmos os cuidados que devem ser tomados ao comprar um imóvel na planta, é importante te contar que uma das maiores demandas em direito imobiliários se tratam de problemas com imóveis comprados diretamente pela construtora.

É importante entender que o stand de vendas foi feito para te impressionar, aquele cafezinho, os brindes e presentes oferecidos podem sair muito caro se você se deixar seduzir.

O imóvel decorado te faz sonhar e idealizar aquele lar perfeito, mas não se esqueça, que não necessariamente condiz que o que será entregue a você.

Para evitar uma dor de cabeça futura, ver seu sonho se tornando um pesadelo, tendo custos altos com uma ação judicial, lembre-se de tomar todos os cuidados na hora de comprar o seu tão sonhado imóvel.

Os principais cuidados são:

  • Verificar se o registro da incorporação

Essa é a principal informação que deve buscar ao comprar o imóvel na planta. A incorporadora deve informar em qual cartório está registrado o memorial de incorporação. Vale lembrar, que sem esse registro não poderá ocorrer sequer as vendas.

  • Verificar a saúde financeira da Construtora e Incorporadora.

Importante saber se a incorporadora tem dinheiro suficiente para finalizar a obra, independentemente do número de vendas ou possíveis distratos durante a construção.

  • Consultar as reputação da empresa

Verificar o nome da incorporadora no Procon, reclame aqui, consumidor.br, google, além de processos nos tribunais para saber quais são as reclamações e ações mais comuns.

  • Análise do contrato

Antes de fechar negócio é importante que leia atentamente e análise cada cláusula desse contrato. Leve para casa, leia com calma. O ideal é que tenha assessoria de um especialista.

  • Verifique os materiais empregados na obra

No memorial descritivo consta todos os materiais que serão usados na obra, é importante saber, pois você está comprando uma fração ideal, que corresponde aquele projeto.

  • Na entrega da obra fique atento aos possíveis vícios

Quando for entregue as chaves verifique se foi entregue conforme prometido no memorial descritivo, leve um engenheiro para ajudá-lo nessa verificação, caso encontre problemas, NÃO RECEBA AS CHAVES e NÃO ASSINE NADA.

  • Consulte um advogado especialista

A assessoria prévia pode evitar muitos problemas em um futuro próximo. Lembre-se sempre, a prevenção é o melhor caminho.

Gostou do artigo? Curte para que mais pessoas possam se informar.

 

Luciana Monteiro

Advogada – OAB/SP 450.658

11-984842133